Choose your language

Notícias

Governo federal implanta o e-mail seguro do Serpro
Com tráfego e armazenamento na própria empresa e uso de criptografia, Expresso V3 garante e-mail seguro para o governo

A presidenta Dilma Rousseff determinou, como uma das medidas para combater a espionagem internacional, que os órgãos do governo federal adotassem o e-mail Expresso V3, solução desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). A aplicação foi escolhida por garantir uma comunicação segura, contando com criptografia e ambientes para tráfego e armazenamento próprios da empresa. A determinação foi publicada em novembro do ano passado e, desde então, um cronograma foi definido para que ministérios, autarquias, fundações e demais entes federais se adequem à nova norma até o segundo semestre de 2014.

A versão 3 do Expresso começou a ser utilizada, em 2013, por mais de 10 mil empregados do Serpro. Atualmente, 14 órgãos do governo federal também adotam a ferramenta. Na Presidência da República, foi instalada na Comunicação Social (Secom), Secretaria de Relações Institucionais, Secretaria de Administração e na Diretoria de Tecnologia da Informação. Também utilizam o Expresso V3 a Vice-Presidência da República, o Ministério das Comunicações, Secretaria de Assuntos Estratégicos, entre outros.

Por que o Expresso?
O Expresso V3 permite o uso de chaves e de certificados digitais que garantem a segurança no acesso ao e-mail e a certeza sobre a autenticidade do emissor. A certificação conta com técnicas de assinatura digital e criptografia que asseguram a integridade e confidencialidade da mensagem. A aplicação também ganha em segurança por ser desenvolvida com inteligência nacional e com software livre, o que a torna auditável por qualquer cidadão – ao contrário de serviços de empresas que não preveem auditoria externa e cujos softwares podem conter códigos maliciosos de monitoração.

Os serviços de e-mail mais populares são oferecidos por companhias estrangeiras, que disponibilizam ou sublocam computadores conectados à internet (formando as estruturas de nuvem), mas distribuindo esses equipamentos em diferentes partes do mundo. Quando governos e empresas permitem que seus e-mails fiquem hospedados em sistemas fora das suas fronteiras, automaticamente se submetem às leis de outros países.

O Serpro possui redes, centros de dados e serviços de computação em nuvem exclusivos para órgãos federais, com toda sua infraestrutura instalada em solo brasileiro e submetida à legislação do país. O Expresso V3 vai operar em uma nuvem especializada em comunicação segura de governo, com tecnologias e regras que visam garantir a soberania nacional.

O Serpro apoia a primeira edição do It-sa no Brasil. Organizado pela empresa alemã NürnbergMesse, o congresso será realizado entre os dias 15 e 16 de abril de 2014, em São Paulo.

it-sa Brasil

Local

Espaço Transatlântico - São Paulo, Brasil

Data

13 e 14 de Setembro, 2016
Horário: 8h30 às 18h

it-sa Brasil

Ponto de encontro ideal para profissionais de Tecnologia e Segurança da Informação .


Patrocinadores  





Apoio




5

1


Parceiros de mídia  







Transportadora Aérea Oficial