Compartilhando experiências, estratégias e soluções ligadas à Segurança da Informação

Carros inteligentes desafiam montadoras

Carros Inteligentes
17/jun/2016

Os chamados smart cars possuem sistemas altamente vigiados nas matrizes das fábricas

Os carros inteligentes, ou smart cars, ganham força no mercado e facilitam a vida do usuário. Com sistemas multimídia e de mecânica complexos, os novos veículos precisam de atenção extra das montadoras para manter a segurança da informação.

Eles contam com um sistema integrado de mecânica que, juntamente com painéis multimídia, produzem centenas de informações e transformam os carros inteligentes num alvo potencial para hackers.

Sem a segurança devida, com alguns códigos é possível frear ou acelerar remotamente o veículo causando acidentes. Sérgio Savane, diretor do Comitê de Tecnologia da Informação do Congresso SAE Brasil, explica que montadoras desenvolvem defesas para ataques como esses.

“Cada montadora possui um grupo de engenheiros responsáveis por desenvolver componentes eletrônicos com acesso restrito, com códigos criptografados que só podem ser entendidos na central de dados da empresa. Essa é a principal forma de segurança desenvolvida hoje pelas montadoras de veículos”, diz Savane.

Pendrives e CD-ROMs, possíveis transmissores de malwares para os veículos, têm recebido tratamento especial pelas montadoras. “É desenvolvido um sistema isolado para a área de rádio, em que esses dispositivos são plugados. Assim, se há um vírus, não afeta o funcionamento principal do veículo”, afirma Savane.

O acesso remoto também é levado em conta pelas montadoras, que cria dispositivos que impossibilitam a conexão de elementos externos ao sistema do veículo.

“Todas as montadoras se preocupam com a possibilidade de alguém acessar de forma externa o veículo. Por isso, mesmo durante a manutenção do carro, não é possível ter acesso a todas as informações do sistema. Para acessar os dados do veículo é preciso de uma autorização prévia da montadora, que só então permite o ingresso parcial no sistema”, explica o especialista da SAE Brasil.

Frotas

Para Savane os carros inteligentes são uma tendência. Considerados seguros pelo especialista, tornam-se uma ótima alternativa para empresas que conta com frota de carros.

“Tanto em carros de passeio quanto em caminhões, é possível avaliar o padrão de dirigibilidade dos motoristas e assim capacitar melhor os funcionários e diminuir custos com manutenção”, explica o especialista.

    Tags:

Voltar